Código de ética

empresa

Código de Ética

O Código de Ética estabelece os princípios e os limites éticos à atuação da UHE São Manoel em todas as regiões onde opera, respeitando a legislação vigente, bem como os compromissos que assume com as partes interessadas.

COLABORADORES Todos os membros dos órgãos sociais, dirigentes e empregados das empresas da UHE São Manoel, a qualquer título e sob qualquer forma de vínculo.

CLIENTES Pessoas físicas ou jurídicas a quem a UHE São Manoel presta serviços ou vende produtos, tanto em regime regulado quanto em mercado livre.

ACIONISTAS Pessoas físicas ou jurídicas (locais ou estrangeiras) proprietárias de ações da UHE São Manoel.

FORNECEDORES E PRESTADORES DE SERVIÇO Pessoas físicas ou jurídicas que fornecem produtos ou prestam serviços à UHE São Manoel.

COMUNIDADE Organizações, instituições e entidades da sociedade civil representativas da cidadania, dos clientes, de segmentos empresariais, órgãos de comunicação, institutos de pesquisa, organizações de promoção e desenvolvimento social.

GOVERNO Todas as instâncias dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, nos níveis Federal, Estadual, Municipal e Distrital, órgãos reguladores, comissões parlamentares, órgãos de defesa do consumidor e de proteção ao meio ambiente e demais órgãos da Administração Pública direta ou indireta.

Canal de Ética

O Canal de Ética é um instrumento em que acionistas, colaboradores, clientes e fornecedores podem apontar condutas que julguem inadequadas aos princípios do Código de Ética e também que não cumpram com as políticas, normas, procedimentos ou controles internos.

Reconhecido por ser uma boa prática de governança, que promove a transparência e integridade, o Canal de Ética é uma ferramenta requerida pela Administração. Adicionalmente, existem diversas entidades externas que avaliam as nossas empresas e que consideram esta ferramenta como um meio essencial para que os negócios sejam conduzidos de forma sustentável.

Além da conduta ética, questões sobre gestão, contabilidade, auditoria, controles internos ou outras que desabonem em demandas exigidas pela legislação local, pelos agentes regulatórios ou pelas políticas internas podem ser informadas à empresa por meio do Canal de Ética.

A comunicação pode ser identificada ou anônima e é garantido o sigilo absoluto e a não retaliação, bem como não será recolhida qualquer informação que possa identificar ou rastrear o informante. Uma vez feita a comunicação, um número de protocolo é fornecido para a consulta do andamento do processo.

Cabe esclarecer que, no caso exclusivo de denúncias de comportamento interpessoal envolvendo colaboradores da empresa, estas somente serão analisadas caso o informante se identifique. Seja claro na descrição de sua denúncia para que sua comunicação será tratada de forma eficiente e efetiva.

Caso sua comunicação esteja relacionada ao fornecimento ou à qualidade dos serviços, utilize os canais apropriados da concessionária de energia elétrica de sua região, disponível no site da empresa.

Além deste espaço na Web, também é possível receber a sua comunicação pelos correios por meio do endereço:

Caixa postal: 81004

CEP: 04537-970

Vila Nova Conceição - SP

Código de Ética

Código de Ética

Canal de ética

Para iniciar ou consultar uma denúncia