Instituto EDP beneficia mais de 80 mil pessoas por meio de programas socioambientais em 2013

edp news

Instituto EDP beneficia mais de 80 mil pessoas por meio de programas socioambientais em 2013

terça-feira 25, Fevereiro 2014

Grupo EDP apostou na educação, inclusão social e inovação para expandir seus negócios tendo como premissa o respeito pelas comunidades onde atua

O Instituto EDP (IEDP), organização que coordena as ações de Responsabilidade Social do Grupo EDP, completa sete anos em 2014. Desde sua criação, em 2007, o Instituto já atendeu diretamente cerca de 270 mil pessoas em programas voltados para crianças, jovens e adultos de comunidades onde atuam as empresas do Grupo. Só em 2013, foram beneficiadas mais de 80 mil pessoas em todo o País por meio de projetos socioculturais e educacionais.
 
Essas ações reúnem dois dos principais valores do Grupo EDP, Inovação e Sustentabilidade. “O IEDP representa o compromisso da EDP com o desenvolvimento humano e social, incentiva à reflexão sobre desenvolvimento e engajamento social, promovendo acesso à cidadania, à cultura, ao esporte e à educação”, explica Pedro Sirgado, diretor Executivo da Instituição.

Atualmente, o IEDP atua em 10 Estados do País: São Paulo, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Amapá, Pará, Tocantins, Ceará e Rio Grande do Norte. As atividades apoiadas se concentram em dois eixos estratégicos: Educação & Desenvolvimento Local e Cultura & Esporte.

A postura empresarial refletida no Instituto contribui para a manutenção da EDP no Brasil pelo oitavo ano consecutivo no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da BM&FBovespa, que busca estimular a responsabilidade ética nas corporações. Conquista que reforça o comprometimento da companhia com o desenvolvimento de práticas inovadoras e cada vez mais eficientes neste campo.

Entre os principais projetos do IEDP, destacam-se abaixo:

Diálogos EDP Solidária
Desde 2010, o Instituto promove o intercâmbio e fortalece a capacidade de gestão das organizações selecionadas para receber recursos por meio do encontro anual 'Diálogos EDP Solidária'. Em 2013, foram beneficiados 50 representantes de instituições apoiadas pelo programa. Para aumentar o impacto desse tipo de apoio, o IEDP desenhou um modelo inovador para a seleção de projetos que integra as dimensões cultural, esportiva e socioambiental em um único edital público.

EDP Solidária
Desde 2007, o programa EDP Solidária apoia projetos que visam a inclusão social e a promoção de melhorias da qualidade de vida de diversas comunidades no entorno das companhias do Grupo. Em 2013, o IEDP apoiou 17 ações nos Estados de São Paulo, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul e Tocantins. Dentre elas, se destacam o desenvolvimento de empreendedores, capacitação de adolescentes, formação profissional de adultos, apoio para inclusão e reinserção escolar de crianças com câncer e parceria com bancos comunitários. Cerca de 2 mil pessoas beneficiadas pelas atividades em 2013.

EDP Amiga da Criança
Em 2013, 770 crianças foram beneficiadas pelo EDP Amiga da Criança, por meio de seis projetos que visaram estimular o desenvolvimento infantil. Entre os projetos, está o “Educando com Robótica” que levou oficinas de Robótica para 120 alunos da rede pública em Aparecida, e o “Ponte”, que atende anualmente 230 crianças e adolescentes em vulnerabilidade pessoal e social, em Vitória, no Espírito Santo.

EDP nas Escolas
O programa visa melhorar a qualidade ambiente e do ensino de escolas públicas municipais. Entre as ações desenvolvidas estão: entrega de kits escolares, teatro nas escolas, melhoria do ambiente escolar, concursos culturais, capacitação de professores e campanhas de conscientização para o uso racional e seguro de energia elétrica. A iniciativa, em doze anos, já beneficiou mais de 150 mil alunos em quase 500 escolas.

EDP nos Esportes
Com seis projetos apoiados em São Paulo, Espírito Santo e Tocantins, cerca de 970 crianças e adolescentes foram beneficiados pelo programa no ano passado, que por meio de diversas atividades de capacitação e alunos, promoveu a inclusão social por meio do esporte.

Inovação Social 
Alinhado com os valores da EDP no Brasil, o IEDP estimula a inovação social, com programas como InovCity,  Luz Portátil Brasil e Turma do Bem. Com o apoio do Instituto, a ONG Turma do Bem, que desenvolve o Projeto Dentistas do Bem, já beneficiou mais de 42 mil crianças.

Voluntariado
Só no ano passado, a EDP envolveu mais de 200 colaboradores em 30 projetos de voluntariado, entre eles o Desafio do Bem, Parte de Nós Ambiente e Parte de Nós Natal, promovendo ações sociais e ambientais. As atividades beneficiaram cerca de 6.380 pessoas diretamentes em todo o País. Mais informações: www.voluntariadoedp.com.br​