edp news

Projeto cultural Lamira na Rua – Circulação realiza apresentação gratuita do espetáculo “Do Repente” na Zona Leste de São Paulo

Terça-feira 01, Abril 2014

Patrocinada pela Investco, empresa do Grupo EDP em Tocantins, a companhia de dança na rua se apresenta neste sábado, 05, na VIII Mostra de Teatro de Rua São Miguel Paulista

Neste sábado, 05, a companhia tocantinense Lamira Artes Cênicas, apresenta o espetáculo Do Repente na Praça do Casarão, no Jardim Helena, Zona Leste de São Paulo, às 19 horas. A apresentação integra a programação da VIII Mostra de Teatro de Rua São Miguel Paulista. O projeto cultural Lamira na Rua – Circulação é patrocinado pela Investco, empresa do Grupo EDP responsável pela construção e operação da Usina Hidrelétrica Luís Eduardo Magalhães, em Tocantins, com apoio do Instituto EDP.
 
Destinado à rua, Do Repente é um espetáculo artístico, que explora a estética da dança e do teatro na sua concepção. A montagem prima pela poética elaborada em torno do universo do romanceiro popular do Nordeste brasileiro e da influência dessa cultura na formação das “diversas culturas” do nosso país. Os números são calcados nas figuras do poeta cantador, coquista, aboiador,  glosador, cordelista, calungueiro, entre outros.

Com seu olhar próprio, Do Repente faz uma leitura lúdica do romanceiro popular, relacionando-o ao universo urbano e globalizado. O processo de criação inclui pesquisas sobre várias estéticas como a commedia dellarte, o uso de máscaras na construção de personagens e a movimentação articulada existente na manipulação de títeres.

Os personagens e números apresentados trazem no complemento a magia da música popular como um adorno, essencial e vital a essa manifestação cultural. No roteiro estão canções de Lindalva e Terezinha, Os Nonatos, Mossinha de Passira e Valdir Teles, Galego Aboiador, Bem-Te-Vi e Estrela da Poesia, Zé Cardoso e Waldir Teles, Dedé Laurentino e Fenelor, Dona Militana e Antônio Nóbrega. O enredo inclui também a adaptação do “causo” Matuto Incrementado, de Amazan.

O projeto Lamira na Rua – Circulação foi viabilizado por meio da Lei Rouanet, Lei Federal de Incentivo á Cultura, do Ministério da Cultura, e patrocinado pela Investco, empresa do Grupo EDP responsável pela construção e operação da Usina Hidrelétrica Luís Eduardo Magalhães, com apoio do Instituto EDP.

Serviço 
Espetáculo Do Repente 
Data: 05 de abril (sábado) 
Horário: 19 horas
Local: VIII Mostra de Teatro de Rua São Miguel Paulista, na Praça do Casarão, no Jardim Helena, Zona Leste de São Paulo