InovCity: Lançamento de Projetos de Inovação Social e Mobilidade Elétrica

edp news

InovCity: Lançamento de Projetos de Inovação Social e Mobilidade Elétrica

quarta-feira 21, Março 2012

As iniciativas estão integradas no projeto InovCity, projeto piloto de criação de uma rede inteligente de distribuição d

A EDP Bandeirante, distribuidora de energia elétrica do grupo EDP no Brasil, e o Instituto EDP, instituição que coordena as ações socioculturais do Grupo EDP, lançaram ontem, dia 20, os Projetos de Inovação Social e Mobilidade Elétrica em Aparecida.

A iniciativa faz parte do Projeto InovCity, criado em 2011 em parceria com a Secretaria de Energia de São Paulo e Prefeitura de Aparecida, que fará do Município a primeira cidade dotada de uma rede inteligente de energia (smart grid) no Estado de São Paulo.

Em 2011 iniciou-se a substituição dos medidores tradicionais por medidores inteligentes e também as luminárias de IP tradicionais por modernas luminárias LED que reduzem consumo e aumentam a qualidade da iluminação. Em 2012 deu-se início as iniciativas de Eficiência Energética, com a distribuição de 6 lâmpadas eficientes a todos os clientes residenciais e, para as famílias de baixa renda, a doação de 460 geladeiras substituindo 570 chuveiros inteligentes.


Ainda integrados na primeira fase do projeto, a EDP Bandeirante apresenta para a população, líderes e representantes locais, o projeto de mobilidade elétrica bem como os programas sociais que serão desenvolvidos na cidade


Mobilidade Elétrica

Tratando-se de uma forma mais eficiente e sustentável de locomoção, a mobilidade elétrica é uma das áreas de desenvolvimento da EDP e, será no futuro, uma das áreas mais importantes de otimização de consumo de energia e de redução das emissões de CO2 em cidades.

Em linha com as iniciativas já desenvolvidas desde 2010 de promoção da mobilidade elétrica, a EDP instalará 5 pontos de carregamento de veículos elétricos e doará 17 scooters e 2 bicicletas elétricas. Estes equipamentos serão doados para utilização da Prefeitura Municipal, Arquidiocese de Aparecida e Santuário Nacional.
Os equipamentos instalados permitirão aos parceiros da iniciativa substituírem veículos a combustão interna e desta forma reduzirem as emissões associadas aos mesmos.

Projetos de Inovação Social

A EDP Bandeirante em conjunto com o Instituto EDP vão desenvolver um conjunto de iniciativas de caráter social que permitirão não só difundir conceitos de Sustentabilidade e Eficiência Energética, mas também contribuir para o desenvolvimento dos jovens de Aparecida.
Educando com Robótica - busca o aperfeiçoamento da relação social por meio dos trabalhos em equipe e o despertar para a ciência, o projeto visa o estímulo para o aprendizado, buscando utilizar tecnologia e inovação como ferramenta de ampliação de conhecimento e como pano de fundo para um trabalho de desenvolvimento cognitivo e comportamental de adolescentes oriundos das escolas públicas de Aparecida. Proponente: Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Aparecida é executado por GAMT - Grupo de Assessoria e Mobilização de Talentos, com patrocínio da EDP Bandeirante. Educação para o Turismo - preparar a comunidade escolar, desde os primeiros anos de estudo, para a compreensão da identidade da cidade como polo turístico, com reforço conceitual e comportamental sobre cidadania, sustentabilidade, recepção e acolhimento de todos que buscam a cidade de Aparecida.
O projeto é uma parceria da Didacta Viagens e Turismo com a Secretaria da Educação e Secretaria do Turismo, com o patrocínio da EDP Bandeirante.


EDP nas Escolas - visando contribuir para a melhoria da qualidade da vida estudantil de alunos do ensino fundamental de escolas públicas municipais, o projeto EDP nas Escolas conta com o apoio de colaboradores voluntários, prefeituras, organizações sociais e empresas parceiras. O objetivo é desenvolver o ambiente estudantil, contemplando ações que vão desde a entrega de kits escolares e cartilhas sobre energia sustentável para as crianças e professores, até melhorias no espaço físico.


Projeto Guri - tem como objetivo promover a educação musical, tendo em vista o desenvolvimento humano e social das gerações em formação, a partir da prática coletiva da música.

Boa Energia nas Escolas - o projeto da EDP Bandeirante baseado na Metodologia PROCEL Educação, visa a capacitação do corpo docente das escolas da rede pública de ensino, bem como o envolvimento dos alunos por meio de ações presenciais, como agentes multiplicadores na disseminação de informações e conceitos sobre o uso eficiente e seguro da energia elétrica.


Banda Musical Educacional - A ação desenvolve habilidade e capacidade musical por meio de atividades trabalhadas em grupo e atender as necessidades dos adolescentes participantes, na perspectiva do desenvolvimento desses jovens como cidadãos atuantes e produtivamente responsáveis.

Proponente: Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Aparecida e é executado pela Secretaria Municipal da Educação. Patrocinado há seis anos pela EDP Bandeirante, em 2012 o projeto recebe a parceria do CIEE.


Colorindo Minha Cidade - Por meio de oficinas artísticas fora do horário escolar, o projeto visa promover a cultura local, por meio de técnicas de artes visuais, capacitação de arte-educadores, entrega de material para realização das oficinas e produção de vídeo.

Proponente: Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (CIEDS) e o patrocínio da EDP Bandeirante.



Sobre o InovCity

Essas ações fazem parte do Projeto InovCity lançado em novembro de 2011 e que fará de Aparecida a primeira cidade dotada de uma rede inteligente de energia (smart grid) no Estado de São Paulo. O projeto piloto do InovCity na cidade de Aparecida terá um primeiro investimento de R$ 10 milhões e prevê o teste de viabilidade de um conjunto de tecnologias que permitirão uma maior eficiência e qualidade na prestação de serviços ao cliente, nomeadamente a medição inteligente, a iluminação pública eficiente, a micro-produção com fontes renováveis de energia, a mobilidade elétrica, bem como um conjunto de ações de eficiência energética e de educação das comunidades locais.