edp news

EDP no Brasil participa de seminário internacional de Smart Grid em Campinas

Quinta-feira 24, Maio 2012

Executivo do Grupo participará de painel sobre impacto das Redes Inteligentes nos negócios das concessionárias

 
A EDP no Brasil, empresa do Grupo EDP Energias de Portugal, participa do IV Seminário Internacional de Smart Grid que acontecerá nos dias 23 e 24 de maio, no CPqD, em Campinas. No segundo dia do evento, quinta-feira, às 11h45, o gestor executivo da EDP no Brasil, João Brito Martins, debaterá junto com outros executivos o tema smart grid dentro do painel "O Impacto das Redes Inteligentes nos Negócios das Concessionárias".


Na ocasião, o painel terá como foco a discussão sobre os impactos gerados pela implementação do smart grid pelas concessionárias em termos de alteração do modelo de negócio tradicional bem como de novas oportunidades que poderão surgir com a implantação desta tecnologia.


O executivo da EDP aproveitará a oportunidade para falar também da experiência do Grupo EDP, não só na Europa, mas também no Brasil, nomeadamente sobre o projeto piloto InovCity e as percepções do smart grid dentro da cidade de Aparecida, a primeira cidade dotada de uma rede inteligente de energia no Estado de São Paulo. Pelo quarto ano consecutivo, o Seminário tem como foco as telecomunicações, automação e TI para empresas de energia elétrica, gás, petróleo e outras infraestruturas correlacionadas. Para estimular as descobertas de ideias, tecnologias e soluções inovadoras, esta edição do evento trará palestras e debates com especialistas no tema. O objetivo é buscar respostas no sentido de compreender como as tecnologias que compõe as redes inteligentes podem melhorar o desempenho e os serviços prestados aos consumidores.


Sobre o InovCity

O projeto InovCity foi lançado em novembro de 2011 e fará de Aparecida a primeira cidade dotada de uma rede inteligente de energia (smart grid) no Estado de São Paulo. O projeto piloto do InovCity na cidade de Aparecida terá um primeiro investimento de R$ 10 milhões e prevê o teste de viabilidade de um conjunto de tecnologias que permitirão uma maior eficiência e qualidade na prestação de serviços ao cliente, nomeadamente a medição inteligente, a iluminação pública eficiente, a micro-produção com fontes renováveis de energia, a mobilidade elétrica, bem como um conjunto de ações de eficiência energética e de educação das comunidades locais.



Sobre o IV Seminário Internacional de Smart Grid

Promovido pelo CPqD e pela Aptel - Associação de Empresas Proprietárias de Infraestrutura e de Sistemas Privados de Telecomunicações, o evento vai reunir representantes do governo, de órgãos reguladores, de concessionárias de energia elétrica e da indústria, além de entidades ligadas ao setor. Realizado pelo quarto ano consecutivo, o Seminário Internacional de Smart Grid conta com o apoio da ABRADEE - Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica, da ABRATE - Associação Brasileira das Grandes Empresas de Transmissão de Energia Elétrica e da ABINEE - Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica.


IV Seminário Internacional de Smart Grid

Palestra: "Impacto das Redes Inteligentes nos Negócios das Concessionárias"

Data: 24 de maio (quinta-feira)

Hora: das 11h45 às 13h15

Local: CPqD Campinas (Rodovia Campinas-Mogi-Mirim (SP 340) km 118,5)