edp news

Araquém Alcântara e Jordi Burch participam de encontro na EDP

Quinta-feira 24, Janeiro 2013

Sexta-feira, 1º de fevereiro, às 11 horas, no site do Instituto EDP - www.institutoedp.org.br

 

Os renomados fotógrafos Araquém Alcântara e Jordi Burch participarão de um bate-papo na EDP no Brasil nesta sexta-feira, 1º de fevereiro, às 11 horas, para falar sobre suas profissões, fontes de inspiração, desafios, alegrias, as histórias retratadas por meio das câmeras e a fotografia como instrumento de transformação social.

O encontro com o tema "Profissão fotógrafo, onde se revela a felicidade?" terá como mediador o Vice Presidente de Distribuição e Inovação, Miguel Setas. A apresentação faz parte do Boca Livre, projeto idealizado pelo Instituto EDP, instituição que coordena as ações socioambientais do Grupo EDP no Brasil, e tem como objetivo levar aos profissionais da Empresa informações sobre diferentes óticas por meio de um diálogo dinâmico e enriquecedor.

No encontro também serão premiados os doze finalistas do concurso interno de fotografia desenvolvido em 2012, o Arte de Fotografar, que contou com a participação dos colaboradores de todos os Estados onde a EDP no Brasil atua.

Todos podem participar do projeto que é transmitido ao vivo através do site do Instituto EDP: www.institutoedp.org.br. Perguntas podem ser enviadas por email: edpon@edpbr.com.br ou pelo twitter www.twitter.com/institutoedp.


Encontro com Araquém Alcântara e Jordi Burch na EDP
Data: 1º de fevereiro (sexta-feira)
Hora: 11 horas
Local: Sede da EDP no Brasil (São Paulo/SP)
Endereço: Rua Bandeira Paulista, 530 - 1ºandar - Auditório


Sobre Araquém Alcântara
Brasileiro e apontado pelos críticos como um dos precursores da fotografia de natureza no Brasil, é um dos mais importantes fotógrafos em atuação no País com notoriedade internacional. Desde 1970, dedica-se integralmente à documentação da Natureza e do povo brasileiro, além de ser o primeiro fotógrafo a documentar todos os parques nacionais do Brasil e a produzir uma edição especial para a National Geographic Society denominada "Bichos do Brasil".

Autor do "Terra Brasil", livro de fotografias mais vendido no País, atualmente já ultrapassou os 80 mil volumes comercializados. Possui fotos em acervos de vários museus e galerias, entre eles o Museu do Café, em Kobe, no Japão; Centro Cultural Georges Pompidou, em Paris; Museu Britânico, em Londres; e Museu de Arte Moderna (MAM), em São Paulo.

Entre seus prêmios mais importantes destacam-se o Prêmio Dorothy Stang de Humanidade, Prêmio Fernando Pini - de melhor livro de arte do ano -, Prêmio Jabuti para o livro "Amazônia", Prêmio Abril de Jornalismo nos anos de 1998, 2001 e 2010, e o Prêmio Unicef "Presença da Criança nas Américas".


Sobre Jordi Burch
Nascido em Barcelona no ano de 1979, Jordi Burch foi para Lisboa aos cinco anos. Hoje vive em São Paulo. Membro do coletivo de fotografia - Kameraphoto - desde 2007.? Estudou fotografia no Ar.Co - Centro de Arte e Comunicação Visual

Publicou trabalhos nas revistas: Grande Reportagem, National Geographic, Playboy, Expresso, revista Pública, Egoísta, Trip, Serafina (folha de São Paulo), Courrier International e Santa Art Magazine. 
Em 2008 passa a dedicar-se quase exclusivamente ao trabalho autoral.

Expõe regularmente desde 2007, destacando-se "Sacrifício" Encontros da imagem em Braga (2012), "Hospital" colectiva no Hospital Miguel Bombarda(2012), "Um Diário da República"Fundação EDP no Porto e PhotoEspaña - Cuenca (2011), "Processo"exposição individual Kgaleria Lisboa (2011), "O Rosto da Paisagem" individual com textos do escritor angolano Ondjaki no Centro Cultural de Luanda (2010), " A State of Affairs"colectiva na galeria Plataforma Revólver em Lisboa (2009), "Amor Cachorro"individual na Galeria Nara Roesler em São Paulo (2008), "Estamos Juntos"individual na Casa Fernando Pessoa (2007), entre outras.

Livros Publicados: "Amor Cachorro", "Lusófonia"kameraphoto, "A State of Affairs" Kameraphoto, "Diário da República" Kameraphoto, "O Rosto da Paisagem"com o escritor Ondjaki.


Mais "Boca Livre"
Quer ver outras edições do "Boca Livre"? Estão no canal da EDP no Brasil no Youtube: www.youtube.com/edpnobrasil, , com a presença de Dráuzio Varella, Raí, João Carlos Martins, Hugo Possolo, João Estrella, Fabio Feldmann, entre outros.
??